Como evitar atrasos na obra durante a pandemia com o cronograma de obras

 

Não é raro que a execução de uma obra sofra algum tipo de atraso. Seja um imprevisto ou um mau planejamento, se não for bem preparado pode gerar problemas e levar a mais atrasos e custos.

 

Resumo:

 

- O cronograma de obras é fundamental para a entrega da obra dentro do prazo

- Um bom cronograma pode evitar perda de tempo e dinheiro

- Através de estudos prévios, você evita problemas na obra que geram atrasos

 

O que é o cronograma de obras

 

Uma construção passa por diversas etapas desde a concepção do projeto até a execução do acabamento. Para isso, é preciso ter a definição do projeto arquitetônico e projetos complementares (por exemplo: levantamento da área, regularização da matrícula, projetos ambientais, outros projetos legais, de fundações, estrutural, de instalações, paisagístico), e além de definir o sistema construtivo, deve-se também definir o cronograma físico e financeiro, partes muito importantes para o sucesso na entrega da obra dentro do prazo estipulado.

 

Um cronograma de obra é um documento, desenvolvido em formato de planilha, que deve ser elaborado pelo engenheiro e que precisa levar em conta o prazo de duração das atividades de uma obra. Ele é composto com as etapas sequenciadas e divididas por semanas ou meses, conforme o tamanho e a duração estimada da obra. 

 

Essa organização evita atrasos e desperdícios, pois evidencia de forma clara as datas limites para a entrega de materiais, a contratação de mão de obra e quais atividades já deveriam ter sido entregues. 

 

Entre os principais pontos de atenção de um cronograma de obra bem feito estão:

 

1. Previsão de tempo e custos.

2. Monitoramento de obra.

3. Logística de canteiro.

 

1. Previsão de tempo de custos

 

O cronograma de execução de serviços deve sempre considerar as condições de tempo. O período chuvoso é um dos mais críticos: nessa época, deve-se evitar iniciar as fundações e também realizar serviços externos de fachadas. Isso evita baixos índices de produtividade e até mesmo retrabalho. Também deve-se analisar os projetos e realizar uma estimativa de custos com materiais e mão-de-obra.

 

2. Monitoramento de obra

 

Apesar de cada construtora ter sua cultura de monitoramento de obra, é importante que o acompanhamento dos índices seja feito em períodos curtos, como semanais ou mesmo diários. Por exemplo: a locação dos pilares de cada andar ao longo da obra e o controle de verticalidade periódico feito por uma equipe de topografia auxiliam a correta execução de um edifício.

 

Quando o acompanhamento é feito de perto, as soluções para mitigar o atraso ficam mais naturais e rápidas, evitando o efeito bola de neve. Mesmo assim, é importante lembrar que há atrasos que podem ser minimizados em poucas semanas, já outros levam alguns meses.

 

3. Logística de canteiro

 

O estudo prévio da obra faz parte do planejamento do canteiro: acesso de entrada e saída dos caminhões, local de descarregamento de material, transporte vertical, como aço vai ser recebido (por exemplo, cortado e dobrado) etc.

 

Quando se fala em agilidade e eficiência, é preciso estudar principalmente como serão praticadas as distâncias entre atividades, por exemplo: local de entrega e recebimento de material, central de carpintaria, até mesmo a sala de engenharia.

 

DICA BÔNUS: Evite problemas na obra com estudos prévios

 

 

Realizando estudos preliminares, você evita problemas durante a execução da obra e avalia até mesmo a viabilidade dos projetos. Entre os principais estão:

 

Levantamento topográfico da área: Muito importante para a execução de uma obra, muitas vezes sendo o primeiro passo, antes mesmo de comprar o terreno desejado. Existem situações em que o vendedor de um terreno possui a matrícula do imóvel que consta uma área maior da que realmente existe e o empreendedor acaba pagando por uma área que não existe. Uma forma de evitar esse problema na hora da compra de um imóvel é contratando um levantamento.

 

Locação da obra com equipe experiente: A eficiência de qualquer projeto arquitetônico ou de engenharia ou está na correta locação do projeto na obra. Todo o tempo e esforço gasto com a elaboração do projeto só valerá a pena se o seu projeto for corretamente demarcado. Além disso, com uma equipe, equipamentos e processos de locação de qualidade você garante maior agilidade e rapidez na execução do seu empreendimento.

 

Estudos ambientais prévios: Estudos sobre vegetação protegida, sangas, área de preservação, entre outros. Eles ajudam no planejamento da área útil do projeto e evita multas pelo manejo inadequado do ambiente. Além disso, você economiza tempo ao encaminhar licenças com antecedência, o que pode influenciar no cronograma da sua obra.

 

Conte com a Topographia para serviços levantamentos topográficos, regularização imobiliária, estudos ambientais e licenciamento, além de locação de obra e controle de verticalidade. São mais de 20 anos de trabalho e confiança no interior do estado. Entre em contato e faça seu orçamento gratuito e sem compromisso.

 

Topographia - Unidades em Santa Maria/RS e São Vicente do Sul/RS

Fone: (55) 3028 5700

E-mail: contato@topographia.com.br 

 

 

Autor: Felipe Santos

-->